terça-feira, 17 de abril de 2018

Filme | A Street Cat Named Bob


Depois de ler o livro, cuja resenha podem ver AQUI, fui finalmente assistir ao filme com o mesmo título.







Como seria de esperar, e não podia ser de outro jeito, o livro é muito melhor do que o filme.

O filme desiludiu-me muito!

Não por não ser semelhante ao livro, mas pelo argumento ter alterado pontos-chave do livro.

Por exemplo, uma das únicas coisas que gostei foi darem uma introdução à vida de James antes de Bob. O facto de ele ter tido uma recaída, de ter conseguido uma casa, entre outras coisas, mostrou como James vivia e como encarava a vida antes de Bob. Apesar de terem alterado um pouco as coisas, mostrarem a vida dele dessa forma até foi algo que me agradou.

Mas apartir daí foi uma bola de neve de desastres.

Bob aparece e James conhece Betty, que acaba por ser uma mistura das personagens Belle, a amiga, e  de uma veterionária que no livro o ajuda, o que só por si transforma a história toda.

Para piorar fazem a personagem ter ligação psíquica com o gato e até lhe dar o nome!

Escalando para a ruína, Betty tem aversão às drogas porque teve um irmão viciado que morreu com overdose. E perante isso James decide fazer a desintoxicação total.

Ora, no livro *SPOILER ALERT* James decide desintoxicar-se por completo por causa de Bob, para se livrar do passado que tanto quer ultrapassar! Ao mudarem essa parte transformaram essa atitude do James num romance do género: Foi por causa dela que ele decidiu deixar a metadona.

O que impede as pessoas, que só vêem o filme, de perceberem que toda a mudança que houve na vida de James foi graças ao amor que tinha por Bob e não devido a um romance com uma rapariga.

Não sei que raio estavam os produtores a pensar... Que transformar a história que há partida era triste e misturar romance só para ter mais audiências? Mais valia terem ficado quietos sem produzir um filme todo alterado.

A verdade é que se eu não tivesse lido o livro, não acharia o filme muito interessante, pois iria ser mais um romance, com a variante que há um gato no meio da história.

De referir que, apesar de tudo, gostei muito do Bob no filme e amei quando filmavam as cenas de acordo com a visão dele, pois deu outra dimensão à história.

A todos os amantes do livro, não recomendo o filme, a não ser que consigam abster-se do que leram no livro.

Todavia não deixa de ser um filme interessante e com uma mensagem bonita (toda alterada, mas bonita)


6 comentários:

  1. Eu gostei bastante do filme mas ainda não li o livro.
    Mas vou ter de ler ahah
    Já sigo o blog.

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    A MINHA VIAGEM DE SONHO - TURQUIA

    ResponderEliminar
  2. Eu li o livro há algum tempo atrás e foi aqui que descobri que existia o filme! É uma pena que não tenhas gostado e sobretudo é uma pena se eles tiverem mudado a história assim tanto :(

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é :( Mudaram pontos essenciais da relação do Bob com o James e isso muda muuuuito a visão do filme!

      Obrigado pela visita, beijinhos! :)

      Eliminar
  3. Tal como acontece em 99,9% dos casos, neste caso gostei mais do livro que do filme, sem dúvida, no entanto gostei do filme, acho que é um bom complemento ao livro, especialmente pelas imagens, os sons, ver o movimento, os locais de referência, ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nesse sentido também gostei bastante! E amei ver a perspetiva do Bob, mas como disse no post não gostei terem alterado aquelas pequenas (grandes) coisas! :)

      Obrigada pela visita, beijinhos! :)

      Eliminar