quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Opinião: A filha da minha melhor amiga de Dorothy Koomson

Dorothy Koomson | 448 p.


Sinopse: A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre. Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adote a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.

Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?
Uma viagem dolorosa e comovente de autoconhecimento, uma leitura de cortar a respiração.

O grande bestseller da autora que comoveu Portugal, com mais de 250 000 exemplares vendidos.



A filha da minha melhor amiga é um livro sobre o perdão, amor e a responsabilidade.

Trata a história de Kamryn Matika que 2 anos após descobrir a grande traição entre o seu noivo e a sua melhor amiga tem que finalmente confrontar os fantasmas do passado, dado que a amiga está na prestes a morrer e a pequena Tegan, filha de Adele, ficará sozinha (ou então aos cuidados dos péssimos avós maternos).

Claro que não é fácil, o tempo passou, mas a ferida não está curada e isso, em parte, devia-se ao facto de Kam ter simplesmente virado as costas a tudo o que tinha em Londres e ter ido para Leeds, onde construiu uma carreira que lhe ocupava todo o seu tempo e pensamentos.

Quando recebeu um postal no dia do seu aniversário da sua (ex) amiga Adele Brannon, Kam decidiu que iria enfrentar os seus medos e ver Adele. Mas quando esta morre inesperadamente e Kam fica com Tegan tudo muda na vida dela.

Já não pode simplesmente dedicar-se a tempo inteiro à carreira, não pode continuar desarrumada e muito menos fugir a conversas necessárias, pois agora tudo o que fizesse teria repercussões na vida da pequena Tiga, de apenas 5 anos.

Mas há um problema! Nate, o pai biólogico de Tegan e ex-noivo de Kamryn tem que abdicar da filha para que esta a possa adotar.

Pessoas entram e saem da vida uma da outra e estas começam a aperceber-se que só se têm uma a outra. Agarram-se cada vez mais a isso. Mas será que uma filha é a única coisa que Kam precisa na sua vida?

Este livro não só é uma descoberta de sentimentos que ainda existiam, como também uma viagem pela aceitação do que nos torna melhores pessoas, mesmo que hajam obstáculos e grandes dificuldades pelo caminho.



Achei a Kamryn uma personagem fascinante que nos mostra o poder do perdão e acima de tudo do amor e da evolução, porque ela foi simplesmente uma personagem que da primeira à última página passou por uma evolução emocional enorme e, apesar de se ir abaixo - como nós nos vamos tantas vezes - mostrou que é possível superar cada obstáculo com humor.

A Tiga é simplesmente uma menina adorável que mesmo sofrendo uma grande perda foi, com toda a certeza, amada por todos os leitores do livro. Ela conseguiu ser e ter o melhor de Kamryn e isso só por si a torna a nossa pequena heroína.

O livro foi 5 estrelas! Confesso que por vezes sem dar conta me ria e fazia algumas expressões consoante o agrado ou desagrado com o que se andava a passar, o que só mostra o quanto o livro nos envolve. :)

MAS, se pudesse mudar uma coisinha, teria todo o gosto se a autora tivesse abordado alguma das cartas ou postais que a Adele tinha enviado ao longo dos meses em que foi a consultas e soube da sua doença. Ok, ia intensificar a dor da Kam, porém ia preencher um pouco aquele passado de "ignorância" da parte dela. A carta que explicou a traição findou todas as dúvidas, mas ainda assim teria sido bom revelar algum do conteúdo que Adele tinha escrito nas cartas, que agora permaneciam na gaveta da roupa interior de Kam.


2 comentários:

  1. Parece um livro muito tocante

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é... Chorei em algumas partes :)

      Beijinhos, obrigada pela visita! ;)

      Eliminar